ARCOSTOUCH: O MAIOR TORNEIO INTERNACIONAL DE TOUCH RUGBY EM PORTUGAL, REGRESSA A 25 DE JUNHO A ARCOS DE VALDEVE

Tal como tantos outros eventos, devido à pandemia, o ArcosTouch, não se realizou nos últimos dois anos. O torneio regressa agora em grande, com a sua sexta edição, que promete ser a maior de sempre.

Dezoito equipas (8 estrangeiras e 10 portuguesas) vão disputar duas categorias (Open Mixed – mínimo a metade da equipa tem de ser atletas femininos; Open All – sem restrição no número de masculinos e femininos)

DESPORTO DE IGUALDADE, FESTA E NATUREZA

O ArcosTouch é muito mais do que um torneio de Touch Rugby. O Clube de Rugby os “Garranos”, em parceria com a Autarquia Arcuense e a Associação Touch Rugby Portugal, organizam um fim de semana que promete ser memorável para os visitantes vindos de Inglaterra, França, Espanha e de norte a sul de Portugal.

Desde logo, o Torneio está associado ao projecto da Autarquia Arcuense “VezdeIgualdade, iniciativa que visa esbater as diversas desigualdades de condição e de género, infelizmente ainda existentes na nossa sociedade. Sendo que no Touch Rugby, homens e mulheres competem juntos; é assim um exemplo que também no desporto é possível promover a igualdade.

Existe uma preocupação da organização de proporcionar aos visitantes diversas das “maravilhas” da região.

Na sexta feira, dia 24 de Junho, à tarde, realiza-se uma prova de produtos regionais e à noite um Jantar de recepção das equipas em pleno “São João da Valeta”.

No sábado, o torneio disputa-se entre as 10 e as 19h, em simultâneo no Estádio de Rugby e Estádio Municipal. As entradas são gratuitas.

O jantar de Gala, decorrerá, após o Torneio, no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez, no qual serão agraciados as entidades e individualidades que mais tem contribuído para o desenvolvimento deste desporto e do Torneio. A festa seguirá, noite adentro na festa de São João.

Domingo está reservado para visita a Arcos de Valdevez.

O FENÓMENO TOUCH RUGBY

O Touch Rugby é um verdadeiro fenómeno mundial, com grande expansão, também em Portugal.

O jogo disputa-se em equipas de 6 jogadores. O objectivo tal como no rugby é marcar ensaio, mas o contacto físico resume-se ao toque (o jogo pára quando um jogador é tocado), pelo que o risco de lesões é mínimo.

Assim, as características singulares deste desporto, permitem a homens e mulheres, jovens e “menos jovens”, competirem juntos na prática saudável de um desporto com elevada vertente social. Não é necessária qualquer experiência desportiva para iniciação da modalidade, e é por isso que a Associação Touch Rugby Portugal (que rege o desporto em Portugal) tem como lema “Um Desporto para Todos em qualquer Lugar”.