Atletas do CAAV em destaque na XXI Milha Vila de Sanxenxo

O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez participou no passado domingo, 29 de agosto, com 5 atletas na XXI Milha Vila de Sanxenxo.

O evento organizado pelo concelho de Sanxenxo decorreu de acordo com todas as recomendações e regras de segurança em vigor (partidas com distanciamento entre os atletas e utilização da máscara até aos metros inicias da prova e imediatamente após a mesma). Os atletas mais jovens disputaram distâncias inferiores de acordo com a sua faixa etária, disputando os restantes (a partir de Juvenis) a distância de uma milha, cerca de 1609m. Foram premiados os 3 primeiros classificados de cada escalão e os 5 primeiros da prova de Elite que atribuiu prémios pecuniários.

Anabela Sousa foi a primeira atleta do CAAV a entrar em ação alcançando o 6º lugar entre as Iniciadas.

Seguiu-se a prova de Juvenis onde Tiago Nogueira conquistou o pódio com um excelente 3º lugar em prova ganha pelo triatleta internacional Gabriel Santos do SL Benfica.

Em Veteranos-B (atletas acima de 50 anos) José Correia que regressa às competições após prolongada lesão liderou a prova desde início junto ao antigo Campeão de Espanha de Milha M45 Juan Carlos Sande Presa, sendo ultrapassado por este já próximo da meta, terminando a prova com as primeira e segunda melhores marcas Europeias do Ano do Escalão M50 (Juan Carlos com 5.05 e José Correia com 5.08). Ainda na mesma prova Joaquim Sá, de 73 anos batia-se de igual para igual com atletas para além de 20 anos mais novos, conquistando o 13º lugar (1º M70), tornando-se o atleta mais rápido do ano no seu escalão M70 obtendo a melhor marca Mundial do Ano com o registo de 6.22.

Por fim foram disputadas as prova de Elite com atletas de grandíssimo nível, entre os quais vários atletas Internacionais.

Sara Cunha foi a única representante do CAAV neste escalão obtendo um brilhante 4º lugar, sendo apenas superada pela atual Campeã Sul-Americana de 5.000m e 10.000m Edymar Brea da Venezuela e pelas antigas Campeãs de Espanha de 1500m e 3000m respetivamente Sandra Mosquera do Comesaña SC e Uxia Perez do Playas de Castellón.

Classificações dos atletas do CAAV

Iniciados Femininos (800m)

6ª 3.01 Anabela Sousa

Milha (1609m)

Juvenis Masculinos

3º 5.07 Tiago Nogueira

Veteranos-B Masculinos (+ de 50 anos)

2º 5.08 José Correia: 2ª Melhor Marca Europeia do Ano M50

13º 6.22 Joaquim Sá: Melhor Marca Mundial do Ano M70

Elite Femininos

4ª 5.41 Sara Cunha