Festival Sénior voltou a expor os ”Rostos dos Nossos Anciãos”

No âmbito da realização da II edição do Festival sénior, foi novamente levada a cabo a exposição de fotografia “Rostos dos Nossos Anciãos”, a qual levou orgulhosamente até ao Centro de Exposições os rostos e as histórias da vida de vinte das pessoas mais idosas do concelho, uma das quais, com a maravilhosa idade de 101 anos. A Sra. Dolores Gonçalves, que reside em Cabreiro fez questão de comparecer acompanhada pela família. Outra arcuense com a idade de 93 anos, a Sra. Custódia Pereira Botelho, explicou num vídeo o segredo da confeção dos Rebuçados dos Arcos. Outros idosos que foram entrevistados e deram o seu testemunho de vida fizeram questão de visitar a exposição de fotografia, nomeadamente o Sr. José Barbosa, de Cabreiro, com 95 anos, o Sr. António Fernandes, de Aboim das Choças, com 91 anos, o Sr. Damião Fernandes, de Paçô, com 91 anos, a Sra. Deonilde Amorim, de Távora S. Vicente, com 94 anos e a Sra. Angelina Rodrigues, de Guilhadeses, com 92 anos. Aqueles que por razões de saúde não puderam estar presentes fizeram-se representar por familiares.

A Câmara Municipal pretende dar continuidade a este projeto, indo ao encontro dos idosos nos seus domicílios, de modo a obter através de entrevistas todas as informações que possam facultar para a ampliação da memória coletiva do concelho.

A base tecnológica para a conservação e divulgação destes testemunhos é o portal da Memoria Arcuense, o qual realiza a recolha e divulgação destes diferentes tipos de património, com incidência nas Histórias de Vida, na Memória e nas Tradições, nas fontes escritas, tais como os jornais locais, através da Hemeroteca Digital, e as publicações municipais. (http://memoriaarcuense.cmav.pt/)

Durante a realização do Festival Sénior, os momentos de animação de palco foram da responsabilidade das IPSS envolvidas, Santa Casa das Misericórdia, CSP de S. Jorge. CPS de Grade, CSP do Vale, CPS de Guilhadeses, CSP de Soajo, Cruz Vermelha  e do Lar  Idade d’Ouro que convidaram associações culturais e recreativas para ajudarem à festa, bem como do Grupo Cantares.

senior-custodia senior-angelina