Município promove “Natal Run Solidário”

Pedro Tiba e Carolina Rocha, futebolistas, serão os padrinhos da prova! Participe! Ajude quem precisa!

No próximo dia 23 de Dezembro, pelas 10h00, o Município de Arcos de Valdevez, em colaboração com o Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez, irá realizar o evento “Natal Run Solidário”, sendo a partida e achegada no Campo do Trasladário.
Esta iniciativa engloba a realização de uma prova de Corrida num percurso total de 8000m ou uma Caminhada de 4000m.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas, preferencialmente, até às 13H00 de 22 de dezembro de 2017, através do link: https://goo.gl/forms/fn8OqCMarToeInzo1, ou no local da Prova, até 30 minutos antes do início da mesma;
Como contrapartida solicita-se apenas uma contribuição em alimentos, para distribuir através da Cáritas – delegação de Arcos de Valdevez a famílias carenciadas. Esse donativo deve ser entregue aquando do levantamento do kit de participação.
Os bens aceites são atum, salsichas, arroz, massa, leite, azeite e óleo. (sugere-se contribuir com um conjunto de produtos no valor aproximado de 2€).
O Kit de Participação é composto por um saco personalizado, uma t’shirt e um gorro do Pai Natal (obrigatório usar durante a prova).
Inscrições: https://goo.gl/forms/fn8OqCMarToeInzo1

Torneio de Natal – Kayak Polo

Realizou-se no passado dia 9 e 10 de dezembro na cidade de Setúbal o último torneio de Kayak polo do ano.

O clube náutico de Arcos de Valdevez tem vindo a marcar presença neste torneio, o qual já ganhou em 2015, e desta vez fez-se representar com os atletas, Jorge Marinho, Daniel Silva, Tiago Ventura, Eduardo Pontes e Filipe Silva.

No sábado os arcuenses entraram muito bem no torneio, vencendo a fase de grupo, apurando-se assim em primeiro lugar para as semifinais que se jogariam no domingo.

No domingo o primeiro jogo não correu bem aos arcuenses, pois perderam por 4-2 contra a equipa BarraMix, ficando assim arredada de vencer a competição. Na disputa do terceiro lugar do pódio o CNAV levou de vencida a equipa da casa por 4-3, jogo que só ficou decidido no prolongamento.

O vencedor do torneio foi o CKPBarra, em segundo a equipa BarraMix e a fechar o pódio o CNAV. Este lugar da equipa minhota não condiz com aquilo que foi o torneio, pois nos dois dias de prova o CNAV perdeu apenas um jogo, merecendo muito mais do que o 3º lugar do pódio.

De salientar ainda a presença de três jovens da formação do clube no torneio, André Oliveira, Bruna Barros e Lucas Cunha, que participaram numa equipa mista com o CCSetúbal. Foi um bom convívio para estes jovens e assim ganharem experiência e ritmo competitivo.

CNAV participou nos Campeonatos Regionais de Seniores e Juniores

Realizaram-se no fim-de-semana de 24, 25 e 26 de Novembro nas Piscinas Municipais da Rodovia em Braga os campeonatos regionais de seniores e juniores, onde o CNAV participou com duas atletas femininas de cada escalão (Sénior – Daniela Araújo Oliveira), Júnior – Inês Barros Lima). Tal como se realizou o torneio de nadador completo de infantis e juvenis, onde o CNAV participou também, mas desta vez com dois atletas masculinos (juvenil – João David Alves), (infantil – Guilherme Pedro Barreto), no qual este torneio consiste no somatório das cinco provas realizadas conforme tabela FINA.
É de salientar que a atleta Daniela em 6 provas inscrita foi medalhada em todas elas!
Aqui ficam os resultados dos nossos atletas:

Campeonato regional de juniores e seniores:
Sénior – Daniela Araújo Oliveira:
50m costas: 3º lugar – 36´´06
50m livres: 3º lugar – 31´´48
100m mariposa: 2º lugar – 1´21´´48
100m livres: 2º lugar – 1´10´´56
200m estilos: 3º lugar – 2´56´´15
400m estilos: 1º lugar – 6´23´´87

Juniór – Inês Barros Lima:
100m mariposa: 6º lugar – 1´31´´62
100m bruços: 4º lugar – 1´34´´33
100m livres: 10º lugar – 1´15´´53
200m estilos: 3º lugar – 3´03´´72

Torneio nadador completo:
Juvenil – João David Alves:
100m mariposa: 4º lugar – 1´11´´16
100m costas: 3º lugar – 1´13´´06
100m bruços: 4º lugar – 1´20´´77
100m livres: 6º lugar – 1´03´´51
200m estilos: 4º lugar – 2´39´´99
Classificação final: 4º lugar – 1609 pontos

Infantil – Guilherme Pedro Barreto:
100m mariposa: 12º lugar – 1´43´´58
100m costas: 18º Lugar – 1´39´´00
100m bruços: 7º lugar – 1´37´´40
100m livres: 12º lugar – 1´19´´91
200m estilos:10º lugar – 3´20´´66
Classificação final: 11º lugar – 746 pontos

Magusto – Associação Cultural e Desportiva de Grade

A Associação Cultural e Desportiva de Grade realizou no passado domingo, dia 19 de novembro, na sua sede, em parceria com a Junta de Freguesia o tradicional e habitual magusto da União de Freguesias de Grade e Carralcova. Foi uma tarde de convívio em que as castanhas e o vinho foram os verdadeiros protagonistas. Estiveram presentes dezenas de pessoas que tornaram o ambiente ainda mais acolhedor. Durante a tarde ainda tiveram na sua companhia e para animar todos os presentes a Rusga da Freguesia “Os Amigos de Grade”. Foi, sem dúvida, uma tarde de grande animação, convívio, encontros e união de toda a comunidade.

450 alunos participaram no corta-mato escolar

Teve lugar esta terça-feira, 14 de Novembro, no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez, o Corta-Mato Escolar de Arcos de Valdevez, o qual envolveu os alunos das escolas Básica e Secundária de Valdevez, Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão, Sabadim, Escola Básica de Távora, Santa Maria e da Escola Básica Prof. Melo Machado, Arcos de Valdevez, bem como alunos do ensino especial. 

A edição deste ano contou com uma maior adesão, tendo tido a participação de 450 inscritos e um maior número de alunos a assistir e a apoiar os colegas.

O Estádio Municipal encheu, tendo sido uma manhã de festa, convívio e de atividade física.

O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, acompanhado da vereadora Emília Cerdeira, marcou presença na iniciativa e aproveitou a ocasião para lembrar à comunidade escolar a importância do desporto, bem como a atenção cada vez maior que a Câmara Municipal dá à Educação, nomeadamente à melhoria das instalações desportivas, dos auxílios económicos, transportes escolares e refeições.

De igual modo lembrou que é necessário dar igualdade de oportunidades a todos os alunos para que estes consigam prosseguir com os seus estudos e consigam alcançar sucesso escolar.

II Edição das Olimpíadas Séniores

A 2ª edição das Olimpíadas Séniores de Arcos de Valdevez reuniu, no passado dia 11 de novembro, no polidesportivo do piolho, cerca de 150 séniores para disputarem, pelo segundo ano consecutivo, as provas que lhes foram propostas.
Estimular a mobilidade, o exercício físico e as capacidades cognitivas são alguns dos objetivos destas olimpíadas que, aliadas ao convívio e ao lazer, tornaram a competição o aspeto menos importante desta iniciativa.
O evento contou também com a colaboração e apoio das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho de Arcos de Valdevez, bem como, de algumas Associações Locais, como foi o caso do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez, que colaborou, através dos seus atletas, na dinamização dos diversos jogos que foram disputados.
Fez também parte do programa do evento uma visita ao mercado municipal, para conhecimento deste espaço agora renovado e que, para muitos, já foi um local de passagem, diária obrigatória, para fazerem as suas compras, só deixando de o ser, atualmente, por força da sua condição física.
Os idosos com mobilidade mais condicionada puderam, ainda, usufruir de uma aula de ginástica geriátrica, desenvolvida por uma colaboradora da área do desporto da Câmara.
No final os participantes estiveram num almoço convívio, servido no Centro Social e Paroquial de Arcos de Valdevez, onde imperou muita alegria e boa disposição.

Torneio de abertura da época 2017 / 2018 de Natação

Realizaram-se no fim de semana de 4 e 5 de novembro o primeiro torneio de abertura da época 2017 / 2018 de natação nas Piscinas Municipais da Rodovia em Braga. O CNAV fez-se representar por uma atleta sénior (Daniela Araújo Oliveira ), uma junior (Inês Barros Lima ), um juvenil A (João David Alves) e um infantil B Pedro Guilherme Barreto). Devido a um erro no servidor na pagina dos tempos exactos dos atletas é impossível exibir as classificaçõese e os tempos dos atletas neste post. Assim deixo aqui algumas fotos das provas.

1º Encontro de Teatro Luso Galaico de Arcos de Valdevez

O fim-de-semana de 20 e 21 de outubro foi palco do 1º ENCONTRO DE TEATRO LUSO GALAICO DE ARCOS DE VALDEVEZ, uma iniciativa dinamizada pelo Grupo de Teatro do Vez (GTV) em parceria com o Município. Pretende-se estreitar ligações, aproximar culturas, partilhar saberes e singularidades, valorizando o teatro amador.

Assim, o Grupo de Teatro Avalaiña da Galiza acedeu ao nosso convite e trouxe-nos a peça “LOLA”, uma história que joga com o presente (meados dos anos sessenta) e o passado (anos da II República, imediatamente após o golpe militar de Julho de 1936). Recria o ambiente, os ideais e os confrontos entre duas formas de compreensão da sociedade: os valores da tradição patriarcal e escolástica dos golpistas face ao projeto constitucional republicano de progresso e liberdade.

Tomaz de Figueiredo foi o autor escolhido pelo GTV para integrar este 1º ENCONTRO, com a estreia de “A Nobre Cauda”, talvez a mais inventiva e surreal das peças de teatro escritas pelo autor e a primeira a ser levada a palco. Muito nos honra o facto de sermos os primeiros a levar à cena a escrita dramatúrgica deste grandioso escritor. Estamos convictos de que Tomaz de Figueiredo haveria de gostar.

Uma mão cheia de teatro, em duas línguas – galego e português – dois momentos culturais de excelente qualidade, muito aplaudidos e bem recebidos pelo público, que ficou deveras surpreendido com o nível de profissionalismo, rigor e exigência apresentados.

O GTV agradece a Nuno J. Loureiro pelo brilhante trabalho de encenação que desenvolveu, ao Município pelo apoio prestado, à Fundação Caixa Agrícola e aos nossos convidados, Grupo Avelaiña, por terem participado neste evento que, manifestamente, irá ter continuidade.

Vídeo “Peneda-Gerês Trail Adventure – uma aventura na serra” foi escolhido para integrar a Seleção Oficial do Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo

É com um enorme orgulho que anunciamos que o vídeo “Peneda-Gerês Trail Adventure – uma aventura na serra” foi escolhido para integrar a Seleção Oficial do Art&Tur – Festival Internacional de Cinema de Turismo, de um conjunto de candidaturas de mais de 40 países. Os vencedores do referido festival serão conhecidos no dia 3 de Novembro de 2017.

Este vídeo, exibido no canal televisivo nacional RTP2, foi seleccionado na categoria de Documentário e apresenta-se assim a concurso, integrando um vasto conjunto de produções artísticas nacionais e internacionais, que promovem o turismo.

É um reconhecimento que muito nos orgulha, fruto de muito trabalho e de parcerias de sucesso. Mas, acima de tudo, este vídeo é também um contributo vosso, que projecta a vossa alegria e satisfação, ao percorrer os belíssimos trilhos do Peneda-Gerês Trail Adventure, numa experiência marcante que dá a conhecer uma das mais belas regiões de Portugal: o Parque Nacional Peneda-Gerês!

Muito obrigado por fazerem parte desta aventura! O mérito é partilhado convosco!

O vídeo a concurso pode ser (re)visto aqui: youtube
ou aqui: facebook