III jornada do torneio interregional norte-centro

No dia 16 de fevereiro, a equipa sub 14 do CRAV deslocou-se à Lousã para disputar a III jornada do torneio interregional norte-centro do escalão.

Num dia nublado, mas sem chuva, estiveram presentes cerca de 150 praticantes, onde imperaram os valores do desporto, com o respeito por todos os elementos do jogo.

Relativamente à prestação do CRAV, não foi a melhor em termos de resultados, fruto das várias estreias, com muitos jogadores novos a entrar, ainda a precisarem de aprender muito sobre o jogo.

De qualquer forma, o sentimento nos responsáveis do CRAV eram de satisfação e contentamento, por saber que sempre que entram mais jogadores no Clube, mais garantido está o seu futuro.

Campeonato Nacional de Sub 20 de Pista Coberta

Academia com dois records regionais e 4 atletas no Top 10

No fim-de-semana de 15 e 16 de fevereiro, decorreram os Campeonatos Nacionais de Sub 20 de Atletismo de Pista Coberta, no Expocentro de Pombal. Nesta competição apenas podem participar atletas que obtenham a respetiva marca de qualificação (mínimos de participação).

A Academia fez-se representar por 8 atletas, 6 no setor feminino e 2 no masculino, sendo eles: João Morado (salto em Comprimento e Triplo Salto), Gonçalo Amorim ( 1500m e 800m), Mickalela Costa (salto com Vara), Celina Peneda (Pentatlo, 60m, Triplo e 4x400m), Vanessa Pedreira (Pentatlo, 400m, 60m/bar e 4x400m), Mariana Pedreira ( Pentatlo, Salto em Altura e 4x400m), Viviane Cunha ( 800m e 4x400m) e Benedita Amorim (Salto com Vara).

Uma vez mais os atletas da Academia Desportiva de Arcos de Valdevez demonstraram estar entre os melhores do país, conseguindo 4 top 10: 5º lugar na estafeta 4x400m com 4:15,67, novo record regional Júnior e Sénior; 6º lugar de João Morado no Comprimento masculino com 6,75m, novo record regional júnior; 6º lugar de Celina Peneda e 7º lugar de Vanessa Pedreira no Pentatlo, com 2832 e 2802pts respetivamente, marcas que constituem mínimos de participação para os Campeonatos de Portugal, competição maior do atletismo nacional em Pista Coberta.

 

3 Atletas do CRAV Feminino na Seleção Regional do Norte de Sevens

A 2ª jornada do Torneio Nacional de Sevens Feminino, nos escalões sub-16 e sub-18, teve lugar no campo da Moita/Bairrada, no passado domingo dia 26 de janeiro.

Na impossibilidade de cada clube do norte do país se fazer representar autonomamente, devido ao reduzido plantel, a Associação de Rugby do Norte (ARN) e cinco clubes reuniram esforços e criaram duas Seleções Regionais do Norte para marcar presença nos dois escalões da competição.

A ARN juntou treze jogadoras de cinco clube nortenhos, nomeadamente CRAV, Sport Rugby, Escolinha de Rugby da Trofa, Cercar-te e Escola de Rugby do Porto. Camila Cerqueira, Jéssica Barros e Melânia Araújo foram as três atletas arcuenses que orgulhosamente envergaram a camisola da Seleção Regional.

A participação neste torneio foi uma grande oportunidade para as nossas jogadoras voltarem a competir, tendo contacto com a realidade de outras equipas a nível regional e nacional.

A Seleção Regional do Norte sub-18 contou com Camila Cerqueira e alcançou o 4º lugar na prova. Melânia Araújo e Jéssica Barros alinharam pela Seleção Regional sub-16 que se classificou em 5º lugar.

CRAV vence e passa aos ¼ de final da taça de Portugal

CR Évora 20 vs CRAV 26

Jogaram-se no passado sábado os de final da Taça de Portugal. Para tal o CRAV deslocou-se ao Alentejo onde defrontou o CR Évora. 

Um jogo entre duas equipas de divisões diferentes, onde os alentejanos, líderes da 1ª divisão durante grande parte da época, estão neste momento a lutar pelos seus lugares cimeiros.

O CRAV, favorito à partida, começou o jogo com algumas alterações no seu XV inicial, tendo a sua equipa técnica optado por dar mais minutos a alguns jogadores que pelas mais variadas razões têm até esta fase da época jogado menos tempo.

Ainda assim foi uma equipa com vontade de mostrar serviço que iniciou o jogo que se mostrou muito equilibrado nos minutos iniciais e onde o 0-0 durou quase até ao apito de intervalo. Só nos minutos finais os alentejanos marcaram o seu primeiro ensaio logo respondido pelos arcuenses, resultando no 5-7 que se verificava ao intervalo.

Na segunda parte com as substituições e entrada de alguns jogadores mais experientes o CRAV conseguiu tomar melhor conta do jogo, controlando o resultado. Após uma penalidade o CRE passou para a frente do resultado logo no inicio da segunda metade e a partir daí os minhotos nunca mais largaram a frente do marcador marcando 3 ensaios contra 2 do adversário, fixando o resultado final em 20-26.

Nota para a equipa do CR Évora que demonstrou ser uma equipa com qualidade, que nunca se deu por vencida, principalmente após o regresso, para esta fase final de época, de alguns jogadores experientes que vão ser muito importantes para a sua luta na 1ª divisão.

Igor Braga sagra-se Vice-Campeão do Norte de Corta-Mato

Decorreu na passada tarde de sábado, dia 18 de janeiro nos terrenos anexos ao Estádio Cidade de Barcelos, o Campeonato do Norte de Corta-Mato, competição individual e coletiva para todos os escalões desde Benjamins a Absolutos destinada a atletas dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança.

O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez fez-se representar por 5 atletas, tendo alcançado a melhor classificação de entre os atletas do distrito de Viana do Castelo, através de Igor Braga conquistando o 2º lugar no escalão de Infantis Masculinos sagrando-se assim Vice-Campeão do Norte. No mesmo escalão Luís Costa foi 17º. Em Iniciados Femininos Sofia Marujo alcançou um honroso 6º lugar na prova mais participada no género feminino, tendo tido o azar de perder o seu calçado na lama durante a corrida quando seguia em 2º lugar. Em Juvenis Femininos Beatriz Gomes foi 8ª e em Juvenis Masculinos André Marujo foi 12º.

Classificações dos atletas do CAAV:

Infantis Masculinos (2km)

2º Igor Braga

17º Luís Costa

Iniciados Femininos (2,5km)

6ª Sofia Marujo

Juvenis Femininos (3km)

8ª Beatriz Gomes

Juvenis Masculinos (4km)

12º André Marujo

Jogo internacional de Rugby em Arcos de Valdevez

No dia 12 de janeiro, no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez, disputou-se um jogo particular entre a seleção Norte de Portugal e a Seleção da vizinha Galiza, respeitante ao escalão sub 14.

Apesar de ser um jogo entre seleções serviu sobretudo para dar uma nova experiência de jogo aos jovens atletas, servindo também de preparação para torneios em que as equipas em causa terão de participar.

Sobre o jogo propriamente dito, o equilíbrio foi a nota dominante. As equipas técnicas tiveram a preocupação de fazer rodar todos os jogadores, para melhor is observarem e para os familiarizar com a dinâmica das respectivas equipas. Isto fez com que as organizações defensivas na estivessem no seu máximo, fazendo com que o jogo fosse muito aberto, com muitos ensaios para cada um dos lados. Houve ao todo 14 ensaios, sendo que 5 para a Associação de Rugby do Norte e 9 ara a Federação Regional da Galiza.

A realização deste jogo é prova real do dinamismo do Rugby em Arcos de Valdevez, só trazer para o seu concelho este tipo de eventos, com imensas potencialidades ao nível de futuros intercâmbios transfronteiriços 

Igor Braga e Sofia Marujo Campeões Regionais de Corta-Mato José Correia Vice-Campeão

Os atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez brilharam no passado sábado, 4 de janeiro, nos Campeonatos Regionais de Corta-Mato da Associação de Atletismo de Viana do Castelo disputados na Seara, Ponte de Lima, conquistando dois novos títulos individuais de Campeão Regional e um de Vice-Campeão Regional.

Igor Braga e Luís Costa foram os primeiros atletas do CAAV a entrar em ação, percorrendo 2km com Igor Braga desde muito cedo a isolar-se para cortar a meta com 29 segundos de avanço. Luís Costa concluiu a prova no 9º lugar.

Também Sofia Marujo nas Iniciadas comandou sem surpresa a sua prova que foi a mais participada no género feminino, cortando também ela a meta de forma isolada com 20 segundos de avanço percorrendo a distância de 2,5km.

Em Juvenis Beatriz Gomes foi 8ª (3km) e André Marujo voltou a estar no lugar mais próximo do pódio sendo 4º classificado (4km).

Em Veteranos Masculinos (35 anos ou +) José Correia de 51 anos concluiu os 4km da prova com um brilhante 2º lugar a poucos segundos da vitória que sorriu ao recém veterano Luís Dantas da Escola Desportiva Limiana com 35 anos feitos nesta semana e que uma semana antes tinha vencido o Circuito de Corta-Mato dos Seniores.

Em Absolutos, disputou-se a distância de Corta-Mato Curto (4km), com Juniores e Seniores a competirem sem distinção de escalão, tendo Luís Fernandes sido 21º (7º Júnior) em prova dominada pelos antigos atletas internacionais do Sporting Clube de Portugal regressados a Viana do Castelo, Ricardo Dias (Castelense) e José Rocha (Olímpico Vianense) respetivamente. Em Femininos a vencedora Absoluta foi Joana Vaz Gomes do Olímpico Vianense (antiga atleta do CAAV).

De realçar ainda o facto de metade destes novos Campeões Regionais de Corta-Mato 2020 (5 em 10) terem sido formados pelo treinador do CAAV – Jerónimo Gomes.

Classificações dos atletas do CAAV

Infantis Masculinos (2km)

1º Igor Braga

9º Luís Costa

Iniciados Femininos (2,5km)

1ª Sofia Marujo

Juvenis Femininos (3km)

8ª Beatriz Gomes

Juvenis Masculinos (4km)

4º André Marujo

Veteranos Masculinos (4km)

2º José Correia

Absolutos Masculinos (4km)

21º Luís Fernandes (7º Júnior)

CRAV não vence em casa – CRAV 12 vs CDUP 27

Jogo entre as duas equipas do norte de Portugal na divisão de honra. O CDUP, do Porto, por pouco não conseguiu o apuramento para o grupo do título, sendo uma equipa de qulidade que conta nas suas fileiras com vários internacionais seniores e nas camadas jovens de Portugal.
Foi o CRAV a inaugurar o marcador logo nos primeiros minutos com uma penalidade convertida, consequência do bom início da equipa no jogo. Com muita posse de bola no meio campo visitante, os arcuenses pressionaram a defensiva tentando impor o seu jogo, o que foram conseguindo por largos períodos da primeira metade. Foi uma primeira parte onde o CRAV esteve mais dominador em termos de posse de bola e território, mas onde a defesa adversária conseguiu impedir os minhotos de transformar essa superioridade em pontos. O CDUP sempre que foi ao meio campo da equipa da casa conseguiu marcar pontos, finalizando com um parcial de 6-10.
Na segunda parte os arcuenses pagaram um pouco a fatura física do esforço do primeiro tempo. O CDUP equilibrou mais o jogo, que se tornou mais repartido. Dificuldades nas fases estáticas, principalmente nos alinhamentos não permitiam ao CRAV capitalizar em pontos as investidas no meio campo portuense. Ao contrário, o CDUP conseguiu aproveitar melhor sempre as suas posses de bola, mostrando superioridade nas fases estáticas e marcando pontos em fases cruciais do jogo. Só nos minutos finais os portuenses conseguiram garantir vitória pelo resultado de 12-27.

Atletas do CAAV em destaque no XXIV Crosse Guillelme Brown em Espanha

Os atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez participaram no passado 30 de novembro no XXIV Crosse Guillelme Brown, disputado na localidade espanhola de O Pereiro de Aguiar em Ourense. Esta competição de corta-mato contou com a participação de cerca de 250 atletas provenientes de 20 clubes.

Sofia Marujo foi a grande vencedora em Infantis Femininos, havendo ainda a destacar a subida ao pódio dos atletas Igor Braga (3º Infantil), Beatriz Gomes (3ª Iniciada) e André Marujo (3º Juvenil).

Classificações dos atletas do CAAV

Infantis Femininos (1.680m)

1ª Sofia Marujo

Infantis Masculinos (2.520m)

3º Igor Braga

9º Luís Costa

Iniciados Femininos (2.520m)

3ª Beatriz Gomes

Juvenis Masculinos (3.360m)

3º André Marujo

Sofia Marujo e José Correia seguem invictos no Circuito Regional de Corta-Mato

Os atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez estiveram em evidência na 2ª prova do Circuito Regional de Corta-Mato da Associação de Atletismo de Viana do Castelo disputada no passado dia 23 de novembro junto ao Dólmen da Barrosa em Vila Praia de Âncora.

Sofia Marujo foi a primeira a entrar em ação tendo vencido destacada com 15 segundos de avanço a prova mais participada da competição (Infantis Femininos).

Na prova seguinte surgiu a grande surpresa do dia através do 2º lugar de Igor Braga, ainda Infantil de 1º ano, que com apenas 2 semanas de treino tem demonstrado uma grande evolução (uma semana antes, em estrada foi quinto frente aos mesmos adversários). No mesmo escalão Luís Costa foi 9º.

André Marujo em Juvenis Masculinos e Joana Rocha em Seniores Femininos conquistaram ambos o 3º lugar.

Por fim o atleta Veterano José Correia voltou a demonstrar todo o seu poderio cortando a meta isolado com impressionantes 42 segundos de vantagem.

Classificações dos atletas do CAAV:

Infantis Femininos (2km)

1ª Sofia Marujo

Infantis Masculinos (2km)

2º Igor Braga

9º Luís Costa

Juvenis Masculinos (4,5km)

3º André Marujo

Seniores Femininos (6km)

3ª Joana Rocha

Veteranos Masculinos (6km)

1º José Correia