CAAV com todos no pódio no Olímpico Jovem Regional

O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez marcou presença no passado fim de semana, 14 e 15 de maio, no Torneio Olímpico Jovem Regional da Associação de Atletismo de Viana do Castelo que decorreu no Estádio Municipal Manuela Machado. Os atletas do CAAV estiveram mais uma vez em destaque ao alcançarem o pódio em todas as suas participações concluindo no 2º lugar dos 800m os atletas Juvenis Anabela Sousa e Tiago Nogueira, o mesmo lugar obtido pelo Iniciado José Cunha nos 800m e nos 1500m.

Classificações dos Atletas do CAAV no Olímpico Jovem Regional

800m Iniciados Masculinos

2º José Cunha

1500m Iniciados Masculinos

2º José Cunha

800m Juvenis Femininos

2ª Anabela Sousa

800m Juvenis Masculinos

2º Tiago Nogueira

João Ribeiro à beira do pódio no II Trail Nascente e Vale Do Neiva

João Ribeiro do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez marcou presença no dia 15 de maio no II Trail Nascente e Vale Do Neiva disputado em Ribeira do Neiva (Vila Verde) percorrendo a distância de 17km em 1h32m42s classificando-se em 4º lugar do escalão Sénior entrando ainda no Top-10 da Geral Absoluta ao ser 8º entre os mais de 150 atletas que concluíram a distância.

Classificações dos atletas do CAAV no II Trail Nascente e Vale Do Neiva

Trail 17km

Seniores Masculinos

4º João Ribeiro (8º da Geral)

 

Anabela Sousa Campeã Regional de Juvenis de 3.000m

Disputaram-se no passado fim de semana, 7 e 8 de maio, no Estádio Municipal Manuela Machado os Campeonatos Regionais de Infantis e Juvenis de Atletismo em Pista. O evento contou ainda com algumas Provas Extra. O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez marcou presença com 3 atletas com destaque para a vitória de Anabela Sousa que se sagrou Campeã Regional de Juvenis nos 3.000m. Na prova Extra Absoluta da mesma distância o atleta Sub-23 Luís Fernandes classificou-se em 6º lugar. O atleta Iniciado José Cunha a competir no escalão acima alcançou o pódio nos 1.500m (3º) e ficou próximo nos 800m (4º).

 

Classificações dos atletas do CAAV no Campeonato Regional de Juvenis

800m

Juvenis Masculinos

4º José Cunha

 

1.500m

Juvenis Masculinos

3º José Cunha

 

3.000m

Juvenis Femininos

1ª Anabela Sousa

Sub-23 Masculinos (Prova Extra)

1º Luís Fernandes (6º Absoluto)

Academia desportiva de Arcos de Valdevez Tri campeã Regional de Pista Sub 18

Academia desportiva de Arcos de Valdevez volta a destacar-se nas várias disciplinas. Durante o fim de semana, 7 e 8 de Maio, os Atletas da Academia marcaram presença em várias competições, Campeonato Regional de Iniciados e Juvenis em Viana do Castelo, Campeonatos Nacional Universitário em Beja e no Circuito Regional de Trail em Vila Nova de Cerveira.

O Estádio Manuela Machado foi o palco, durante o fim de semana, do Campeonato Regional de Iniciados e Juvenis onde nos sagrados pelo terceiro ano consecutivo campeões regionais de sub 18 no escalão feminino.

Os nossos atletas mostraram, mais uma vez, o bom nível que já nos tem habituado e foram pelo terceiro ano consecutivo Campeãs Regionais de Sub 18 em Pista ao Ar Livre.

A Academia esteve presente com 9 atletas, que totalizaram 31 participações.

Os resultados foram excelentes havendo um total de 21 medalhas: 9 de ouro, 10 de prata e 2 de bronze.

Resultados:

João Gomes(JUV)- 2º nos 110m Barreiras; 2º nos 300m Barreiras e 6º nos 300m

Regina Amorim (JUV)- 1ª no salto com vara; 1ª no Triplo Salto; 1ª no lançamento do dardo; 1ª na Estafeta Medley e 2ª nos 4*100m.

Leticia Rodrigues (JUV)- 1ª nos 2000m Obstáculos; 1ª na Estafeta Medley e 2ª nos 1500m

Carolina Sousa (JUV)-1ª nos 300m Barreiras; 1ª na Estafeta Medley; 2ª no salto em comprimento; 2ª nos 300m e 2ª nos 4*100m.

Raquel Neiva (JUV)- 1ª no lançamento do Peso; 2ª no lançamento do martelo; 2ª no lançamento do disco e 2ª nos 4*100m

Alexandra Fernandez (INI)- 3ª nos 800m e 10ª nos 100m

Stacy Canossa (JUV)- 1ª no lançamento do disco; 4ª no lançamento do Peso; 4ª no lançamento do dardo e 12ª nos 100m

Carlota Martins (INI)- 2ª nos 100m Barreiras; 2ª nos 4*100m; 2ª nos 300m Barreiras e 5ª no lançamento do dardo

Petra Rios (INF)- 1ª no quadruplo salto; 2ª no salto em altura e 8ª nos 60m

(foto 1)

Campeonato Nacional Universitário com grandes resultados!

Nos campeonatos nacionais universitários de ar livre, os nossos atletas demostraram ser possível conciliar bons resultados a nível desportivo e universitário!

Viviane Cunha representou a Universidade de Coimbra; Juliana Galvão e Daniela Fornelos representaram a Universidade do Minho; Gonçalo Amorim, Bruno Cunha e Celina Peneda representaram o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Grande destaque para Gonçalo Amorim (foto 2) que conseguiu medalha de ouro nos 3000m Obstáculos, Juliana Galvão (foto 3) medalha de prata nos 10000m Marcha e Bruno Cunha (foto 4) medalha de bronze nos 110m barreiras.

Celina Peneda, no salto em comprimento, ficou a apenas 6cm do pódio alcançando um honroso 4ªlugar e nos 200m conseguiu 7º lugar. Viviane Cunha ficou em 6º nos 400m Barreiras e Daniela Fornelos em 7º nos 3000m Obstáculos. Bruno Cunha participou ainda nos 100m e Gonçalo Amorim nos 5000m.

Circuito Regional de Trail – Ultra Trail de Cerveira 2022

No Ultra Trail de Cerveira os Atletas da Academia Desportiva de Arcos de Valdevez demonstraram a sua valentia ao percorrer os caminhos de Vila Nova de Cerveira, um percurso bem conhecido pela sua dureza. O atleta Ricardo Lopes, competiu no trail longo, 22,5km, no qual sagrou-se campeão do seu escalão, ficando ainda no top10 geral masculino! Daniel Rodrigues, teve também uma ótima prestação, percorrendo o percurso curto de 15,5km, cortando a meta em 16º lugar do seu escalão! (foto5)

Realizou-se no passado fim de semana, na cidade de Coimbra (30 abril e 1 de maio), a 1ª fase do campeonato nacional de Kayak Polo.

O Clube Náutico de Arcos de Valdevez esteve presente no torneio com 3 equipas, num total de 17 atletas, distribuídos por duas equipas no escalão sub-16 e uma equipa sénior. A equipa sub-16 B era constituída por atletas bastantes novos, sendo eles: Alexandre Martins, Gabriel Afonso, Gabriel Sá, Mariana Afonso e Luís Vilaverde. A equipa sub-16 A era constituída pelos atletas Lívia Barbosa, Inês Sousa, Diogo Araújo, Tiago Cerqueira e Leonardo Rodrigues. A equipa sénior contava com os atletas Lucas Cunha, Catarina Brito, Cláudio Lucas, Daniel Silva, Edgar Cerqueira, Tiago Ventura e Filipe Silva.

A equipa sénior, durante os dois dias do torneio, realizou 4 jogos, tendo ganho contra a equipa do Alhandra e CC Setúbal, empatado contra a equipa do CKP da Barra B e perdido contra a AN Seixal. Com esta conjugação de resultados a equipa encontra-se no 4º lugar do campeonato nacional.

A equipa sub-16 B, conseguiu apenas uma vitória na fase de grupos contra a equipa do Coimbra B, tendo ganho novamente a esta equipa no jogo de apuramento para o 5º lugar. Uma excelente prestação para estes pequenos atletas que estão a dar as primeiras pagaiadas na modalidade.

Quanto à equipa sub-16 A ganhou todos os jogos na fase grupos, tendo eliminado na semifinal a equipa de Portimão. Já na final contra a equipa do CKP Barra, e após 5 prolongamentos, a equipa arcuense não conseguiu evitar a derrota, após sofrerem um golo de ouro, ficando em 2º lugar do torneio. Uma palavra para estes guerreiros que caíram na final após 45 minutos de jogo, onde o cansaço já era demais evidente.

Atletas do CAAV no pódio da XIV Corrida de O Porriño

Os atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez deslocaram-se no passado domingo, 1 de maio, a Espanha onde disputaram a XIV Corrida de O Porriño, prova do Calendário Oficial da Federação Galega de Atletismo 2022. Esta reputada corrida de estrada que teve um adiamento de 2 anos devido à pandemia, pôde finalmente realizar-se contando com 1400 inscritos entre as provas de 5km e 10km homologadas para os atletas Absolutos (a partir de Juvenil) e as provas para os escalões de formação com distâncias de até 2km de acordo com cada faixa etária.

O Iniciado José Cunha que se estreou em competições na semana passada alcançou novamente o pódio, conseguindo desta vez o terceiro lugar.

Seguiram-se as provas Absolutas de 5km e 10km. Nos 5km a Juvenil Anabela Sousa conquistou um surpreendente segundo lugar Absoluto, apenas superada pela também Juvenil Ararat Pazos. Com este resultado Anabela Sousa subiu por duas vezes ao pódio (classificações Juvenil e Absoluta).

Nos 10km o Sub-23 Luís Fernandes também subiu ao pódio concluindo a prova em excelente terceiro lugar.

 

Classificações dos atletas do CAAV na XIV Corrida de O Porriño

2km

Iniciados Masculinos

3º José Cunha

5km

Absolutos Femininos

2ª Anabela Sousa

Juvenis Femininos

2ª Anabela Sousa

10km

Sub-23 Masculinos

3º Luís Fernandes

Celina Peneda é Medalha de Bronze nos Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas de Sub 23

Decorreram este fim de semana, no estádio Dr. Magalhães Pessoa em Leiria, os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas. Esta competição, na qual os atletas necessitam de obter mínimos para poderem participar, teve uma participação record com mais de 30 atletas, só no setor feminino. A Academia Desportiva de Valdevez marcou presença com duas atletas, Celina Peneda em Sub 23 e Regina Amorim em Sub18, ambas a competir durante dois dias no Heptatlo, em 7 diferentes disciplinas (100mbar; salto em altura; lançamento do peso; 200m; salto em comprimento, lançamento do dardo e 800m). O destaque individual vai para a prestação da Celina Peneda, que pelo terceiro ano consecutivo, sobe ao pódio neste campeonato. Desta vez em sub 23 e, logo no seu primeiro ano de escalão subiu ao terceiro lugar do pódio, lugar de bronze, com uma marca de 4294 pts, melhorando o seu record pessoal em 201pts.Este resultado é fruto da forma consistente como esta atleta tem vindo a evoluir ano após ano. Em sub 18, Regina Amorim classificou-se em 17º, ficando muito perno da sua melhor marca pessoal.

Na última jornada da fase final

Na última jornada da fase final, disputada a 30 de abril, o C.R. Arcos de Valdevez viu escapar-se a última oportunidade de ir à final do CN1, ao perder em casa por 14-38 frente ao R.C. Lousã.

 

A tarefa nunca foi dada como fácil. O R.C. Lousã era a única equipa a ter o acesso à final garantido e vem de um campeonato irrepreensível: 15 jogos disputados e outras tantas vitórias, muitas delas com ponto de bónus ofensivo (correspondente a uma vantagem de pelo menos três ensaios sobre o adversário). Por outro lado, a única hipótese para os minhotos era ganhar: estava empatado em pontos com R.C. Santarém e este último beneficiava de vantagem nos fatores de desempate e uma eventual vitória do Caldas R. C. nesta última jornada colocaria os homens do Oeste um ponto à frente dos arcuenses no caso de derrota face à Lousã.

Conscientes deste facto, os arcuenses entraram muito bem no jogo. Sólidos na conquista de bola, como circulações rápidas de bola, conseguiram impor-se aos beirões marcando dois ensaios com exibição convincente. Todavia, com um jogo mais eficaz, liderado pelo seu número 10, a equipa do R.C. Lousã conseguia o empate com dois ensaios marcados em contra-corrente, demonstrando, com esta eficácia, mais um fator a juntar-se às dificuldades sentidas pelo C. R. Arcos de Valdevez. Todavia, o empate ao intervalo (14-14) deixava entrever um jogo disputado na segunda parte e com muitos motivos de interesse.

Todavia, o equilíbrio foi-se esbatendo. Os minhotos faziam o seu jogo, apelando à capacidade de perfuração dos seus avançados e à rapidez dos seus três-quartos, mas cometiam muitos erros, tanto a nível técnico como tático. Por sua vez, a equipa do R.C Lousã, mais disciplinada taticamente, aproveitou bem o momento de inferioridade do adversário por força de duas expulsões temporárias, e conseguiu dois ensaios que selaram o destino dos arcuenses. Nos últimos cinco minutos, aproveitando um contra-ataque, conseguiram um quinto ensaio, que fechou o resultado final.

A final do CN1 será disputada no dia 14 de maio, e será disputada entre R.C. Lousã e R.C. Santarém, que logrou empatar com o Caldas R.C. por 22-22.

Tiago Nogueira vencedor Juvenil da Corrida de San Telmo em Tui José Cunha estreia-se com Prata em Iniciados

Na passada manhã de sábado, 23 de abril, os atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez voltaram a disputar em Tui (Espanha) mais uma edição da Corrida de San Telmo integrada nas festividades locais em homenagem a esse santo pregador falecido em Tui por altura da Páscoa de 1246 durante uma peregrinação a Santiago de Compostela.

Esta corrida de estrada iniciou-se pela prova Absoluta na qual os atletas percorreram a distância de 5km sendo agrupados por género em 4 faixas etárias: Juvenis+Juniores, Sub-23+Seniores, Veteranos-A (35 a 45 anos) e Veteranos-B (+ de 45 anos).

O atleta Juvenil Tiago Nogueira foi o grande vencedor em Juvenis-Juniores concluindo a prova com mais de 1 minuto de avanço sobre toda a concorrência. Também em Juvenis-Juniores mas em femininos Anabela Sousa classificou-se no 4º lugar (3ª juvenil). Em Sub-23+Seniores Luís Fernandes foi 9º (2º Sub-23) e em Veteranos-B (+de 45 anos) Joaquim Sá que cumpriu recentemente 74 anos foi 16º (1º M70).

A nível Absoluto a vitória sorriu ao atleta marroquino Akka Essaadaoui (ADAS O Barco) e à internacional espanhola Uxía Pérez (CA Playas de Castellón).

Por fim realizaram-se corridas mais curtas para os escalões de formação na qual o atleta Iniciado José Cunha conquistou um brilhante 2º lugar na sua estreia competitiva.

 

Classificações dos atletas do CAAV na corrida de San Telmo

1.8km

Iniciados Masculinos

2º José Cunha

 

5km

Juvenis-Juniores Femininos

4ª Anabela Sousa (3ª Juvenil)

Juvenis-Juniores Masculinos

1º Tiago Nogueira

Seniores Masculinos

9º Luis Fernandes (2º Sub-23)

Veteranos-B Masculinos (+ de 45 anos)

16º Joaquim Sá (1º M70)

Vanessa Pedreira sagra-se Campeã Nacional Sub-23 de Maratona

A Federação Portuguesa de Atletismo organizou na passada manhã de domingo, 24 de abril, o Campeonato de Portugal e Campeonato Nacional Sub-23 de Maratona integrado na segunda edição da Maratona da Europa que se desenrolou pelas estradas das cidades de Aveiro e Gafanha da Nazaré (Ílhavo).

A atleta do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez Vanessa Pedreira de apenas 19 anos conseguiu na sua estreia na mítica distância olímpica dos 42.195 metros o registo de 4h18m37s sagrando-se Campeã Nacional Sub-23 de Maratona juntando ainda a este título o 8° lugar Absoluto dos Campeonatos de Portugal de Maratona. Esta atleta soma assim em apenas 15 dias 3 medalhas nacionais após ter conquistado duas semanas antes na pista de Faro o título de Campeã Nacional Sub-23 e a medalha de Bronze Absoluta dos 10.000m.

Classificações dos atletas do CAAV

Campeonato Nacional Sub-23 de Maratona

1ª Vanessa Pedreira

Campeonato de Portugal Absoluto de Maratona

8ª Vanessa Pedreira

Foi por pouco… Mas não foi

Na deslocação a Santarém no dia 23 de abril, o C.R. Arcos de Valdevez não foi feliz. Num jogo muito disputado, a equipa minhota averbou uma derrota por 17-12, colocando dúvidas até final sobre o seu apuramento para a final do CN1.

 

O jogo começou por um claro domínio da equipa da casa, que esteve grande parte da primeira parte a vencer por 10-0. No entanto, os homens de Arcos de Valdevez foram-se paulatinamente instalando no meio campo adversário, mostrando entretanto um grande domínio do bloco avançado, principalmente a nível das formações ordenadas. Deste modo, a supremacia foi-se afirmando, a ponto de provocar faltas no adversário, que redundaram numa expulsão temporária de um dos homens do Ribatejo.

É neste contexto que os minhotos fazem o primeiro ensaio (10-5) e, perto do final da primeira parte, conseguem o segundo, conseguindo a inversão no marcador, com 10-12 ao intervalo.

Quem viu o jogo, e, verificando a supremacia do bloco avançado arcuense, deitava-se a adivinhar que a segunda parte seria a consequência da primeira: quebra física da equipa do Santarém em virtude das dificuldades nas “mêlées”, depois quebra psicológica, que seria o momento ideal para o C.R. Arcos de Valdevez cimentar a vitória com pontos.

No entanto, não foi nada disso que aconteceu. Logo no início da segunda parte, o R.C. Santarém consegue um ensaio (17-12), “fechando” aquilo que seria o resultado final. Do restante jogo, ficou a memória da boa organização defensiva da equipa da casa e as grandes dificuldades dos minhotos nesse capítulo, que a muito custo sustinham as perfurações do adversário. Nos outros capítulos do jogo, o C.R. Arcos de Valdevez cometeu muitos erros técnicos e táticos, não conseguindo nem progredir nem impor o seu jogo. Da parte de Santarém, embora ligeiramente melhores, não conseguiram evitar que o jogo, na segunda parte, fosse confuso e desorganizado.

Com este resultado, ficam motivos de forte interesse para a última jornada desta fase final, a disputar sábado dia 30 às 15,30 horas, onde tudo ficará decidido. Lousã tem o apuramento garantido para a final, mas tanto Santarém, Caldas ou C.R. Arcos de Valdevez terão de ganhar para garantir este acesso, com os primeiros a receberem os homens do Oeste, e os minhotos a receber em casa o líder do campeonato incontestado e invicto, o R.C. Lousã.