Joaquim Sá sagra-se Vice-Campeão Nacional de Maratona M70 José Correia 7º Nacional em M50

Foram brilhantes as prestações dos atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez que disputaram no passado domingo, 17 de Outubro, o Campeonato Nacional de Maratona para Veteranos integrado na EDP Maratona de Lisboa, numa pareceria entre o Maratona Clube de Portugal e a Associação Nacional de Atletismo Veterano.

José Correia, de 53 anos, terminou a prova muito próximo da barreira das 3 horas (3h02m20s) conquistando um excelente 7º lugar Nacional no escalão M50 (atletas de 50 a 54 anos).

Na mesma distância, Joaquim Sá, de 73 anos, concluiu os 42.195m próximo da barreira das 3 horas e meia (3h32m41s) sagrando-se Vice-Campeão Nacional do escalão M70 (atletas de 70 a 74 anos) sendo apenas superado por Fernando Ferreira, de 70 anos. Completou o pódio José Alves.

De acordo com as estatísticas existentes, Joaquim Sá tornou-se o atleta Português mais velho de sempre a completar uma Maratona em menos de 4 horas, batendo também mais uma vez um recorde nacional dos 73 anos (já era detentor nos 73 anos dos recordes dos 800m e 1500m). http://atletismo-estatistica.pt/recordes/recordes-nacionais-por-idades/masculinos.

 

II fase campeonato nacional Kayak-polo

No passado dia 16 e 17 de outubro, disputou-se nas piscinas oceânicas de Oeiras a segunda e última fase do Campeonato Nacional de Kayak Polo. Este evento foi organizada pelo Clube Kayak Polo da Barra, em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem, contando com a presença de 7 equipas sub-16 e com 8 equipas do escalão absoluto. O Clube Náutico de Arcos de Valdevez se fez representar com uma equipa de cada escalão.

A equipa sub-16 contou com os atletas Cláudio Lucas, Diogo Araújo, Inês Sousa, Leonardo Rodrigues, Mara Duarte e Tiago Cerqueira. Já a equipa sénior marcou presença com os atletas Catarina Brito, Daniel Silva, Edgar Cerqueira, Filipa Cerqueira, Filipe Silva, Jorge Marinho, Lucas Cunha e Luís Rodrigues.

No primeiro dia de competição, a equipa sub-16 venceu os dois jogos que realizou e a equipa sénior conseguiu duas vitórias e um empate. No domingo, a equipa sénior disputou quatro jogos, perdendo três deles e ganhando apenas o último. Os atletas mais novos realizaram dois jogos, sendo que no primeiro ficaram apurados para a final.

Assim, após um fim de semana repleto de jogos, o CNAV alcançou, nos escalões de formação, um brilhante 2º lugar no pódio no que diz respeito à segunda fase do Campeonato. Contudo, na classificação final do campeonato, os arcuenses classificaram-se no 3º lugar do pódio. A equipa sénior alcançou o 4º lugar do campeonato nacional, à semelhança do que tinha conseguido no ano anterior.

O Clube Náutico de Arcos de Valdevez quer congratular todos as equipas presentes no evento pela sua prestação e felicitar a nossa equipa sub-16 pelo esforço e dedicação que têm vindo a depositar em campo.

Tiago Nogueira do CAAV vencedor Juvenil da XI Corrida do Cozido de Lalín Gémeas Arcuenses individuais Vanessa e Mariana Pedreira vencem em Juniores

O concelho de Lalín (Província de Pontevedra, Espanha) e o Clube Escola de Atletismo Deza organizaram no passado domingo, 10 de outubro, a XI Corrida do Cozido de Lalín, uma prova de atletismo de estrada que contou com a participação de mais de 300 atletas, integrada na 52ª Feira do Cozido (Festa declarada de Interesse Turístico Internacional).

Pelas 10h locais iniciou-se a prova de 10km destinada a atletas nascidos em 2005 e anos anteriores. O atleta do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez Tiago Nogueira foi o grande vencedor em Juvenis realizando uma corrida irrepreensível onde apesar de ser o mais jovem em prova não se inibiu de lutar de igual para igual com os atletas mais velhos. Em femininos, as gémeas Arcuenses (Prozelo) Vanessa Pedreira e Mariana Pedreira que competem por individuais, foram novamente dominadoras do escalão Júnior, invertendo entre si a classificação da semana anterior quando venceram o Campeonato Nacional de Corrida em Montanha, sendo agora primeira a Vanessa e segunda a Mariana.

Por fim a atleta Iniciada Anabela Sousa percorreu a distância de 2km, ficando a apenas um lugar do pódio, sendo 4ª numa prova de bastante nível vencida pela atual Campeã de Espanha de Canicross.

Classificações

2km

Iniciados Femininos

4ª Anabela Sousa (CAAV)

10km

Juvenis Masculinos

1º Tiago Nogueira (CAAV)

Juniores Femininos

1ª Vanessa Pedreira (Individual)

2ª Mariana Pedreira (Individual)

Mariana Pedreira Campeã Nacional e Vanessa Pedreira Vice Campeã Nacional de Corrida em Montanha Gémeas arcuenses venceram isoladas o escalão de Juniores

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) conjuntamente com o Município de Castro Daire e a Associação de Atletismo de Viseu levaram a cabo no passado domingo, 3 de outubro, o Campeonato Nacional de Corrida em Montanha 2021 integrado no Montemuro Vertical Run. Este evento que encerrou o Calendário Anual da FPA 2020/2021 contou com a participação de cerca de 300 atletas, sendo disputado no sistema “sempre a subir”, com partida instalada em Parada de Ester (Seniores: 9,74km) e Mós (Juniores: 5,12km) e chegada no topo da Serra de Montemuro, a 1382m de altitude, com um desnível positivo de 958m e 546m respetivamente.

As irmãs gémeas arcuenses, Mariana e Vanessa Pedreira que atualmente se encontram federadas na FPA como Individuais via Associação de Atletismo de Viana do Castelo, cumpriram à risca o plano delineado previamente, percorrendo toda a prova sempre lado a lado, iniciando a corrida com alguma cautela e atacando forte a meio do segundo quilómetro, ultrapassando as restantes competidoras na parte menos íngreme do percurso para aí tomarem o comando da prova e se isolarem. Nos 3km finais com uma contínua subida bastante vertiginosa até ao topo da Serra de Montemuro, as atletas Mariana e Vanessa não só mantiveram como conseguiram mesmo aumentar essa vantagem que traziam para as suas mais diretas adversárias vencendo com mais de 1 minuto de avanço sobre toda a concorrência, sagrando-se respetivamente Campeã Nacional (Mariana) e Vice Campeã Nacional (Vanessa) de Corrida em Montanha.

Equipa do CNAV vence 2º Torneio Baía do Seixal

Decorreu no passado dia 2 de outubro a segunda edição do troféu Baía do Seixal. O Clube Náutico de Arcos de Valdevez fez-se representar com três equipas, duas no escalão sub16 e uma no escalão sénior.

A equipa sénior aproveitou este torneio para rodar alguns atletas menos experientes, sendo constituídas pelos atletas Filipa Cerqueira, Bruna Barros, Catarina Barros, Lucas Cunha, Paulino Sá e o experiente Filipe Silva. Classificaram-se na 4º posição geral no escalão sénior.

A equipa sub16 B participou pela primeira vez numa prova da modalidade, demonstrando um enorme empenho e dedicação, com uma grande dose de diversão. Esta equipa muito nova em média de idades, era constituída pelos atletas Tiago Ferreira, Alexandre Martins, Henrique Farinha, Luís Vilaverde, Gabriel Sá e Afonso Barbosa.

A equipa sub16 A foram os grandes vencedores do torneio no escalão sub 16, relegando a equipa da casa, a equipa do AN Seixal, para o segundo lugar do pódio. Esta equipa era constituída pelos atletas Diogo Araújo, Claúdio Lucas, Tiago Cerqueira, Leonardo Rodrigues e Inês Sousa.

Próxima prova decorrerá no fim de semana de 16 e 17 de outubro, disputando-se a 2º fase do campeonato nacional da modalidade.

Sofia Marujo vence em Espanha a XIV Corrida de Maside

Decorreu no passado domingo, 26 de Setembro, a XIV Corrida Concelho de Maside (Província de Ourense, Espanha).

O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez fez-se representar por 3 atletas que estiveram em grande nível.

As Iniciadas foram as primeiras a entrar em ação percorrendo a distância de 3,5km com Sofia Marujo a conquistar a vitória e Anabela Pereira o 5º lugar.

Na prova absoluta a classificação foi geral, não havendo premiações por escalões, sendo disputada a distância de 13,5km num percurso muito exigente atravessando por vários caminhos bastante sinuosos na zona protegida do Puzo do Lago, com José Correia a aproveitar esta dura corrida para se preparar para o Nacional de Maratona que disputará a 17 de Outubro em Lisboa. O atleta do CAAV, a dois dias de completar 53 anos, concluiu a prova num brilhante 8º lugar sendo apenas superado por atletas bem mais jovens (todos com menos de 45 anos).

A nível absoluto esta prova foi vencida pelo militar Campeão de Espanha de Corta-Mato Iván Docampo (RunGalicia-Intersport) seguido de José Manuel Casado (Maceda Atletismo) e Albino Fernández (Atletismo Arenteiro). Em femininos venceu a maratonista Lorena Collazo (Clube de Atletismo de Samil) seguida das gémeas arcuenses Vanessa e Mariana Pedreira (Individuais) que se estrearam da melhor forma em corridas de fundo liderando a prova desde início, sendo apenas ultrapassadas a cerca de 3km da meta.

Para além da parte competitiva este evento serviu ainda para angariação de fundos que foram entregues a duas importantes instituições solidárias locais: a “Fundação Andrea” de apoio a crianças com doenças de longa duração, crónicas e terminais e a Associação Ourensana de Esclerose Múltipla.

Classificações dos atletas do CAAV

3,5km

Iniciados Femininos (3.500m)

1ª Sofia Marujo

5ª Anabela Sousa

13,5km

Absolutos Masculinos

8º José Correia (1º M50)

Joaquim Sá sagrou-se Campeão Nacional de Estrada

Decorreu no passado sábado, 4 de Setembro na cidade de Felgueiras o Campeonato Nacional de Estrada organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo em conjunto com a Associação de Atletismo do Porto e com o apoio do município anfitrião.

O CAAV fez-se representar por dois atletas neste evento que foi disputado na distância de 10km.

O atleta Joaquim Sá do escalão M70 (atletas de 70 a 74 anos) percorreu os 10km em 45.14 vencendo destacado com 43 segundos de avanço, sagrando-se Campeão Nacional e conquistando ainda a Melhor Marca Europeia do Ano. Completaram o pódio Adérito Alves do SC Salgueiros e Joaquim Gomes do CPR A-do-Barbas.

José Correia do escalão M50 (atletas de 50 a 54 anos) ainda com poucos treinos após recuperar de uma prolongada lesão alcançou um meritório 10º lugar em prova vencida pelo Campeão Mundial Davide Figueiredo.

A atleta Júnior Sara Cunha também iria participar, mas infelizmente sofreu de efeitos secundários devido à toma da vacina, o que a impossibilitou de alinhar nesta corrida.

O evento respeitou todas as normas de combate à pandemia e contou com a participação de 509 atletas.

A próxima competição em que o CAAV marcará presença será o Campeonato Nacional de Maratona a 17 de Outubro em Lisboa onde novamente alinharão Joaquim Sá e José Correia.

Classificações dos atletas do CAAV no Campeonato Nacional de Estrada

M50

10º 38.22 José Correia

M70

1º 45.14 Joaquim Sá

Atletas do CAAV em destaque na XXI Milha Vila de Sanxenxo

O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez participou no passado domingo, 29 de agosto, com 5 atletas na XXI Milha Vila de Sanxenxo.

O evento organizado pelo concelho de Sanxenxo decorreu de acordo com todas as recomendações e regras de segurança em vigor (partidas com distanciamento entre os atletas e utilização da máscara até aos metros inicias da prova e imediatamente após a mesma). Os atletas mais jovens disputaram distâncias inferiores de acordo com a sua faixa etária, disputando os restantes (a partir de Juvenis) a distância de uma milha, cerca de 1609m. Foram premiados os 3 primeiros classificados de cada escalão e os 5 primeiros da prova de Elite que atribuiu prémios pecuniários.

Anabela Sousa foi a primeira atleta do CAAV a entrar em ação alcançando o 6º lugar entre as Iniciadas.

Seguiu-se a prova de Juvenis onde Tiago Nogueira conquistou o pódio com um excelente 3º lugar em prova ganha pelo triatleta internacional Gabriel Santos do SL Benfica.

Em Veteranos-B (atletas acima de 50 anos) José Correia que regressa às competições após prolongada lesão liderou a prova desde início junto ao antigo Campeão de Espanha de Milha M45 Juan Carlos Sande Presa, sendo ultrapassado por este já próximo da meta, terminando a prova com as primeira e segunda melhores marcas Europeias do Ano do Escalão M50 (Juan Carlos com 5.05 e José Correia com 5.08). Ainda na mesma prova Joaquim Sá, de 73 anos batia-se de igual para igual com atletas para além de 20 anos mais novos, conquistando o 13º lugar (1º M70), tornando-se o atleta mais rápido do ano no seu escalão M70 obtendo a melhor marca Mundial do Ano com o registo de 6.22.

Por fim foram disputadas as prova de Elite com atletas de grandíssimo nível, entre os quais vários atletas Internacionais.

Sara Cunha foi a única representante do CAAV neste escalão obtendo um brilhante 4º lugar, sendo apenas superada pela atual Campeã Sul-Americana de 5.000m e 10.000m Edymar Brea da Venezuela e pelas antigas Campeãs de Espanha de 1500m e 3000m respetivamente Sandra Mosquera do Comesaña SC e Uxia Perez do Playas de Castellón.

Classificações dos atletas do CAAV

Iniciados Femininos (800m)

6ª 3.01 Anabela Sousa

Milha (1609m)

Juvenis Masculinos

3º 5.07 Tiago Nogueira

Veteranos-B Masculinos (+ de 50 anos)

2º 5.08 José Correia: 2ª Melhor Marca Europeia do Ano M50

13º 6.22 Joaquim Sá: Melhor Marca Mundial do Ano M70

Elite Femininos

4ª 5.41 Sara Cunha

Atletas do CAAV no pódio em Nigrán (Espanha)

O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez deslocou-se a Espanha na passada manhã de sábado, 7 de agosto, com 6 atletas para disputar a X Nigrán Area conquistando um total de 4 pódios.

Esta prova que integra o Calendário Oficial da Federação Galega de Atletismo foi organizada pela Sociedad Atlética Val Miñor conjuntamente com o Concelho de Nigrán respeitando o “Protocolo AntiCovid19 da FGA“, com partidas em contrarrelógio de 20 em 20 segundos de apenas 10 atletas de cada vez devidamente distanciados entre si e com a utilização de máscara até ao momento de partida e imediatamente após a chegada.

O percurso desenvolveu-se pela areia das praias de Panxón e América, na distância de 6km para a prova Absoluta (todos os escalões a partir de Juvenis) e de 2km para a prova de Iniciados.

Todos os atletas do CAAV atingiram o Top10 de entre os quais 4 subiram ao pódio. Sara Cunha ainda Júnior conquistou o 2º lugar da Geral Absoluta, apenas ultrapassada pela também portuguesa Vice-Campeã Nacional de 1500m e 3000m Ana Marinho da Escola de Atletismo Rosa Oliveira. Tiago Nogueira alcançou o 2º lugar em Juvenis e os irmãos André Marujo (Júnior) e Sofia Marujo (Iniciada) ficaram ambos com o 3º lugar nos seus escalões. Anabela Sousa (Iniciada) conseguiu o 9º lugar numa prova de bastante nível e Joaquim Sá de 73 anos obteve o 7º lugar no escalão de Veteranos com 55 ou + anos, sendo ultrapassado apenas por atletas bem mais novos (entre 55 e 64 anos).

Classificações dos atletas do CAAV

2km

3ª Iniciada – Sofia Marujo

9ª Iniciada – Anabela Sousa

6km

2ª Geral Absoluta – Sara Cunha

2º Juvenil – Tiago Nogueira

3º Júnior – André Marujo

7º Veterano 55+ – Joaquim Sá (1º M70)