Anabela Sousa 2ª em Marín (Pontevedra, Espanha)

Os atletas do CAAV disputaram na passada sexta-feira, 29 de julho, a 9ª edição do “Grande Prémio de Atletismo Concelho de Marín: +10 Manuel Rosales” que contou com a participação de cerca de meio milhar de atletas. Nesta corrida de estrada, integrada no Calendário Oficial da Federação Galega de Atletismo, os atletas mais jovens disputaram a distância de 1km e os atletas Seniores e Veteranos percorreram um total de 10km devidamente homologados pela Real Federação Espanhola de Atletismo.

Em Iniciados Masculinos houve disputa até ao final com um nível muito equilibrado onde vários atletas seguiam na frente da prova. José Cunha que seguiu ao longo de quase toda a prova no grupo da frente terminou no 5° lugar a apenas 3 segundos do pódio e a somente 7 segundos do vencedor. Em Juvenis Femininos desde cedo se formou um terceto na frente com a Anabela Sousa a completar a prova num brilhante 2° lugar apenas superada pela Campeã Galega de origem etíope Carolina Santos Villalón (afilhada da Recordista Mundial de 1500m Genzebe Dibaba). Por fim o atleta Carlos Alves (58 anos) concluiu os 10km com um novo recorde pessoal de 44.39 classificando-se no 11° lugar.

Classificações dos atletas do CAAV

1km

Iniciados Masculinos

5º José Cunha

Juvenis Femininos

2ª Anabela Sousa

10km

Veteranos C Masculinos (55 a 64 anos)

11º Carlos Alves

CNAV vice campeão nacional no escalão sub-16

Decorreu nos dias 30 e 31 de julho, em Arcos de Valdevez, a 4ª e última fase do Campeonato Nacional de Kayak Polo, organizada pelo Clube Náutico de Arcos de Valdevez juntamente com a Federação Portuguesa de Canoagem, contando com o apoio do Município de Arcos de Valdevez.

O evento contou com a presença de 8 equipas do escalão sub-16 e com 9 equipas do escalão absoluto, sendo que o Clube Náutico de Arcos de Valdevez se fez representar com 2 equipas sub-16 e 1 equipa sénior.

A equipa sub-16 C contou com os atletas Diogo Araújo, Inês Sousa, Leonardo Rodrigues, Lívia Barbosa, Luís Vilaverde e Tiago Cerqueira. Ainda, a nossa equipa sub-16 D contou com o Afonso Barbosa, Alexandre Martins, António Almeida, Gabriel Afonso, Gabriel Sá, Mariana Afonso e Miguel Guerra. Já a equipa sénior marcou presença com os atletas Catarina Barros, Cláudio Lucas, Daniel Silva, Edgar Cerqueira, Filipe Silva, Jorge Marinho, Lucas Cunha, Luís Rodrigues e Tiago Ventura.

No primeiro dia de competição a nossa equipa sub-16 C venceu todos os jogos que realizou, à semelhança da equipa sénior, que venceu os dois jogos do dia. Já a equipa sub-16 D não conseguiu vencer algum jogo.

No domingo, a equipa sénior conseguiu vencer o único jogo do dia. A equipa sub-16 C não conseguiu vencer um dos dois jogos deste dia. No entanto, obtiveram um 3º lugar referente à 4ª fase do Campeonato. A equipa sub-16 D venceu um jogo.

Terminada esta fase do campeonato, o CNAV no escalão sub-16 sagrou-se vice-campeão nacional com a equipa C, sendo que a equipa D obteve um 5º lugar no que diz respeito à classificação final do campeonato. A equipa sénior conseguiu o 5º lugar entre as 9 equipas em competição.

Por fim, o Clube Náutico de Arcos de Valdevez quer congratular todas as equipas presentes pela sua prestação, agradecer aos pais dos atletas, familiares e amigos que apoiaram as nossas equipas e tornaram possível a realização deste evento, bem como felicitar os nossos atletas pelo esforço e dedicação demonstrado ao longo do campeonato.

 

Sub-16 vencem 3º fase do nacional de Kayak Polo

Realizou-se no fim de semana de 25 e 26 de junho, na cidade de Coimbra, a 3º fase do campeonato nacional de kayak polo. Uma organização do clube fluvial de Coimbra, em parceria com a federação portuguesa de canoagem e que contou com todas as equipa nacionais da modalidade.

O clube náutico de Arcos de Valdevez esteve presente no torneio com um total de 19 atletas, distribuídos por duas equipas no escalão sub-16 e uma equipa no escalão sénior.

O grande destaque do fim de semana coube à equipa sub-16 C arcuense que venceu todos os jogos, vencendo assim, o torneio no seu escalão. Este resultado permitiu que a equipa se aproximasse da liderança do campeonato nacional, estando agora apenas um ponto do primeiro classificado.

A equipa sub-16 D, classificou-se no 5º lugar do torneio, dando mais um passo na evolução e crescimento desta equipa, ainda muito jovem.

Já a equipa sénior, que disputa o grupo B, ganhou o grupo, o que permite que na última fase dispute o 5º e 6º lugar do campeonato nacional.

Destaque ainda para o atleta Diogo Amorim, melhor marcador do torneio no escalão sub-16 com 13 golos.

A 4º e última fase do campeonato nacional será nos dias 30 e 31 de julho, em Arcos de Valdevez, onde se vai decidir os próximos campeões nacionais da modalidade.

Atletas do CAAV na Taça do Mundo de Corrida em Montanha

O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez marcou presença em Castro Daire no passado domingo, 19 de junho, na Taça do Mundo de Corrida em Montanha 2022 – Montemuro Vertical Run.

Esta corrida de montanha de categoria Gold Label (categoria máxima da WMRA) foi disputada no modo sempre a subir, num percurso de 10.254m na prova principal acumulando um total de 1.090m de desnível positivo com partida em Parada de Ester e chegada nas Fragas do Inferno em pleno cume da Serra de Montemuro, sendo premiados os 5 primeiros atletas de cada escalão (Seniores, Veteranos 35, 40, 45, 50, 55, 60+).

O evento contou simultaneamente como Taça do Mundo da World Mountain Running Association e Taça de Portugal da Federação Portuguesa de Atletismo. Em femininos Vanessa Pedreira (20 anos) foi a mais jovem das participantes, concluindo a Taça do Mundo no 9º lugar do escalão Sénior (4ª portuguesa) sendo a segunda melhor atleta Sub-23 em prova (1ª portuguesa) apenas superada pela Italiana Vivien Bonzi.

Em masculinos Luís Fernandes (20 anos) foi também um dos mais jovens participantes, concluindo a Taça do Mundo no 17º lugar do escalão Sénior (9º Português) sendo o quarto melhor Sub-23. Em Veteranos 55 o atleta Carlos Alves (58 anos) na sua estreia em corridas de montanha concluiu dentro do Top-10 ao ser 9º classificado. Joaquim Sá (74 anos) lutou de igual para igual com atletas quase 15 anos mais novos no escalão de Veteranos 60+ conseguindo um lugar de premiado ao ser 4º classificado (eram premiados os 5 primeiros).

A nível Absoluto a corrida foi vencida em ambos os géneros por atletas do Quénia. Masculinos: 1º Patrick Kipngeno (Quénia), 2º Zak Hanna (Irlanda) e 3º Andrea Rostan (Itália). Femininos: 1ª Joyce Njeru (Quénia), 2ª Susanna Saapunki (Finlândia) e 3ª Camilla Magliano (Itália).

Classificações dos atletas do CAAV

VALSIR MOUNTAIN RUNNING WORLD CUP 2022 – Montemuro Vertical Run

Seniores Femininos

9ª Vanessa Pedreira (2ª Sub-23)

Seniores Masculinos

17º Luís Fernandes (4º Sub-23)

Veteranos 55 Masculinos

9º Carlos Alves

Veteranos 60+ Masculinos

4º Joaquim Sá (1º M70)

Classificação Coletiva Absolutos Masculinos

11º Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez

Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Seniores Femininos

4ª Vanessa Pedreira (1ª Sub-23)

Seniores Masculinos

9º Luís Fernandes (4º Sub-23)

Anabela Sousa vence Milha de Afife em Juvenis CAAV com todos no pódio

Os atletas do Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez participaram no passado domingo, 12 de junho, em mais uma edição da Milha de Afife, integrada no Circuito Regional de Milhas Urbanas da Associação de Atletismo de Viana do Castelo. As provas foram disputadas na distância de 1 milha terrestre, equivalente a cerca de 1.609m.

Anabela Sousa foi a grande vencedora do escalão de Juvenis Femininos. José Cunha (Iniciado) e Tiago Nogueira (Juvenil) concluíram ambos em excelente segunda posição.

 

Classificações dos atletas do CAAV na Milha de Afife

 

Iniciados Masculinos

2° José Cunha

 

Juvenis Femininos

1ª Anabela Sousa

 

Juvenis Masculinos

2º Tiago Nogueira

ARCOSTOUCH: O MAIOR TORNEIO INTERNACIONAL DE TOUCH RUGBY EM PORTUGAL, REGRESSA A 25 DE JUNHO A ARCOS DE VALDEVE

Tal como tantos outros eventos, devido à pandemia, o ArcosTouch, não se realizou nos últimos dois anos. O torneio regressa agora em grande, com a sua sexta edição, que promete ser a maior de sempre.

Dezoito equipas (8 estrangeiras e 10 portuguesas) vão disputar duas categorias (Open Mixed – mínimo a metade da equipa tem de ser atletas femininos; Open All – sem restrição no número de masculinos e femininos)

DESPORTO DE IGUALDADE, FESTA E NATUREZA

O ArcosTouch é muito mais do que um torneio de Touch Rugby. O Clube de Rugby os “Garranos”, em parceria com a Autarquia Arcuense e a Associação Touch Rugby Portugal, organizam um fim de semana que promete ser memorável para os visitantes vindos de Inglaterra, França, Espanha e de norte a sul de Portugal.

Desde logo, o Torneio está associado ao projecto da Autarquia Arcuense “VezdeIgualdade, iniciativa que visa esbater as diversas desigualdades de condição e de género, infelizmente ainda existentes na nossa sociedade. Sendo que no Touch Rugby, homens e mulheres competem juntos; é assim um exemplo que também no desporto é possível promover a igualdade.

Existe uma preocupação da organização de proporcionar aos visitantes diversas das “maravilhas” da região.

Na sexta feira, dia 24 de Junho, à tarde, realiza-se uma prova de produtos regionais e à noite um Jantar de recepção das equipas em pleno “São João da Valeta”.

No sábado, o torneio disputa-se entre as 10 e as 19h, em simultâneo no Estádio de Rugby e Estádio Municipal. As entradas são gratuitas.

O jantar de Gala, decorrerá, após o Torneio, no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez, no qual serão agraciados as entidades e individualidades que mais tem contribuído para o desenvolvimento deste desporto e do Torneio. A festa seguirá, noite adentro na festa de São João.

Domingo está reservado para visita a Arcos de Valdevez.

O FENÓMENO TOUCH RUGBY

O Touch Rugby é um verdadeiro fenómeno mundial, com grande expansão, também em Portugal.

O jogo disputa-se em equipas de 6 jogadores. O objectivo tal como no rugby é marcar ensaio, mas o contacto físico resume-se ao toque (o jogo pára quando um jogador é tocado), pelo que o risco de lesões é mínimo.

Assim, as características singulares deste desporto, permitem a homens e mulheres, jovens e “menos jovens”, competirem juntos na prática saudável de um desporto com elevada vertente social. Não é necessária qualquer experiência desportiva para iniciação da modalidade, e é por isso que a Associação Touch Rugby Portugal (que rege o desporto em Portugal) tem como lema “Um Desporto para Todos em qualquer Lugar”.

 

Vanessa Pedreira Vice-Campeã Nacional Sub-23 de Corrida em Montanha

Vanessa Pedreira Vice-Campeã Nacional Sub-23 de Corrida em Montanha

Fim de semana repleto de conquistas para os atletas do CAAV

O Centro de Atletismo de Arcos de Valdevez deslocou-se no passado domingo, 5 de junho, à aldeia da Granja em Castro Daire para disputar o Campeonato Nacional de Corrida em Montanha da Federação Portuguesa de Atletismo integrado na 15ª Corrida de São Brás que contou com mais de 300 inscritos.

Os atletas Sub-23 Vanessa Pedreira e Luís Fernandes foram os representantes do CAAV que alinharam nesta competição que se desenrolou na distância de 10,3km acumulando um desnível positivo de 664m.

A atleta Vanessa Pedreira, no dia do seu 20º aniversário, conquistou a Medalha de Prata sagrando-se assim Vice-Campeã Nacional Sub-23 de Corrida em Montanha, repetindo o feito conquistado no ano anterior como Júnior quando foi igualmente 2ª apenas superada então pela sua irmã gémea Mariana Pedreira (ausente nesta edição por lesão).

No mesmo escalão em masculinos Luís Fernandes, estreante em Corrida em Montanha, ficou a apenas um posto do pódio alcançando o 4º lugar.

Vanessa Pedreira que se dedica há menos de um ano a corridas de fundo acumula assim nesta temporada de 2022 uma impressionante coleção de títulos Nacionais (Campeã Nacional Sub-23 de 10.000m, Campeã Nacional Sub-23 de Maratona, Vice-Campeã Nacional Sub-23 de Corrida em Montanha e Medalhada de Bronze nos Campeonatos de Portugal Absolutos de 10.000m).

João Ribeiro no pódio dos 13km do V Trail Antonino

No mesmo dia, 5 de junho, João Ribeiro subiu ao pódio do V Trail Antonino disputado em Vila Verde ao ser 2º classificado da Geral Absoluta nos 13km.

José Cunha Campeão Regional de Iniciados nos 800m

No dia anterior, sábado, 4 de junho, o atleta José Cunha brilhou ao conquistar a vitória nos 800m dos Campeonatos Regionais de Iniciados cortando a meta completamente isolado e batendo o seu recorde pessoal demonstrando a sua progressiva evolução. O Campeonato Regional de Iniciados disputou-se em jornada única no Estádio Municipal Manuela Machado em Viana do Castelo.

Classificações dos atletas do CAAV

Campeonato Nacional de Corrida em Montanha

10,3km

Sub-23 Femininos

2ª Vanessa Pedreira

Sub-23 Masculinos

4º Luís Fernandes

V Trail Antonino

13km

Seniores Masculinos

2º João Ribeiro (2º da Geral Absoluta)

Campeonato Regional de Iniciados

800m Masculinos

1º José Cunha

Academia Desportiva de Arcos de Valdevez com vários pódios no campeonato regional de iniciados

No passado dia 4 de junho o estádio Manuela Machado em Viana do Castelo foi palco do campeonato regional de iniciados. Academia Desportiva de Arcos de Valdevez demonstrou na pista o seu bom nível ao qual se reflete os bons resultados.

Resultados dos atletas:

Laura Simões – 1° lugar no salto em altura e 2° lugar no lançamento do dardo;

Petra Rios (ainda infantil) – 6° lugar no salto em altura, 7° lugar no salto em comprimento e 11° lugar nos 80m;

Hugo Oliveira – 3° lugar nos 100m Barreiras e 3° lugar nos 250m Barreiras;

Carlota Martins – 2° lugar nos 250m barreiras e 3° lugar nos 80m barreiras.

Anabela Sousa vencedora em Vigo

Atletas do CAAV subiram ao pódio 4 vezes na IX Corrida da Cereja

Integrado no Circuito de Atletismo de Estrada RUN RUN VIGO 2022 a A. V. Beade e o Município de Vigo organizaram no passado domingo, 29 de maio, a 9ª edição da Corrida da Cereja que contou com a participação de cerca de 400 atletas. Este evento iniciou-se pela prova Absoluta onde os atletas percorreram a distância de 10km agrupados em 5 escalões etários: 15-22, 23-42, 43-52, 53-62 e 63+.

Anabela Sousa, de apenas 15 anos, em estreia na distância, foi a grande dominadora do seu escalão (15-22 anos) ao liderar desde os momentos iniciais concluindo a prova completamente destacada com cerca de 9 e 10 minutos de avanço respetivamente sobre as adversárias que a acompanharam no pódio. Apesar de ser a atletas mais jovens a correr os 10km, a atleta Juvenil entrou ainda no TOP10 Absoluto ao ser a 9ª da Geral com um excelente registo de 48m49s.

Tiago Nogueira, de 16 anos, liderou o seu escalão (15-22 anos) durante a maior parte da prova sendo apenas ultrapassado por um atleta de 20 anos já nos kms finais, concluindo com um brilhante 2º lugar em 39m32s.

Carlos Alves, de 58 anos, em estreia com as cores do CAAV conseguiu um excelente 8º lugar no escalão 53-62 anos que foi dominado pelo atleta Olímpico José Carlos Adán (Barcelona 1992). O atleta do CAAV realizou uma prova sempre em crescendo, sendo mesmo o mais rápido atleta a conseguir correr em negative split (segunda metade da prova mais rápida que a primeira) terminando em 45m49s.

Joaquim Sá, de 74 anos, a competir com atletas bem mais novos conseguiu subir ao pódio no 3º lugar do escalão para atletas com mais de 63 anos com o tempo de 46m15s sendo apenas batido por atletas de 64 e 66 anos respetivamente.

Concluídos os 10km foram disputadas as provas jovens onde o atleta Iniciado José Cunha percorreu a distância de 4,2km conquistando o 2º lugar do pódio.

10km

15-22 anos Femininos

1ª Anabela Sousa

15-22 anos Masculinos

2º Tiago Nogueira (1º Juvenil)

53-62 anos Masculinos

8º Carlos Alves (4º M55)

63+ anos Masculinos

3º Joaquim Sá (1º M70)

4,2km

Iniciados Masculinos

2º José Cunha

Academia Desportiva de Arcos de Valdevez apurada para a 3ª Divisão no Campeonato Nacional de Clubes

Decorreu durante os dias 28 e 29 de Maio em Guimarães-Leiria-Lisboa-Faro a fase de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes. A Academia deslocou-se a Guimarães para mais uma vez demonstrar o seu bom nível e levar Arcos de Valdevez a uma das competições mais importantes do Atletismo Nacional que é o Nacional de Clubes.

Num universo de 49 equipas a competir a Academia alcançou um brilhante resultado ficando na 17ª posição com acesso à 3ª divisão a disputar nos dias 30 e 31 de julho em Vagos.

De realçar o enorme espirito de equipa e a polivalência das atletas nas mais diversas disciplinas, pois com apenas 12 atletas a Academia competiu em 21 provas.

Nesta competição participaram:

Carolina Sousa no salto em comprimento e nos 200m;

Benedita Amorim nos 100m, 4*100 e salto com vara;

Celina Peneda no salto em altura, 4*100 e 100m Barreiras;

Letícia Rodrigues nos 1500m e 800m;

Stacy Canossa no lançamento do Disco e 4*400;

Viviane Cunha nos 400m, 400m Barreiras e 4*400;

Paula Costa nos 5000m e 4*400;

Raquel Neiva no lançamento do martelo e no lançamento do dardo;

Letícia Costa nos 4*100 e no lançamento do peso;

Regina Amorim nos 4*100 e no triplo salto;

Daniela Fornelos nos 3000m Obstaculos e nos 3000m;

Juliana Galvão nos 3000m Marcha e nos 4*400.